Sofrimento psíquico na pandemia de Covid 19 pesquisa com estudantes de pós-graduação stricto sensu em IES mineiras

por Matheus Jorge
Publicado: 22/08/2022 - 16:36
Última modificação: 22/08/2022 - 16:36

Desde março de 2020 o Brasil vivencia diferentes impactos devido à pandemia de COVID -19 e o campo da educação tem sido duramente afetado. A pesquisa tem por objetivo analisar o impacto da pandemia de Covid 19 em relação ao sofrimento psíquico de estudantes de cursos de pós-graduação stricto sensu de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Estado de Minas Gerais. Os objetivos específicos são: 1) identificar, na literatura, trabalhos voltados à relação do estudante de pós-graduação stricto sensu com o curso durante a pandemia; 2) mapear características sociodemográficas dos estudantes de pós-graduação stricto sensu de IES públicas no período da pandemia; 3) identificar a existência de sofrimento psíquico e propor encaminhamentos. A pesquisa envolve duas grandes fases de coleta de dados, sendo uma de caráter documental, desenvolvida por meio de levantamento e análise da literatura pertinente à temática no período de 2020 a 2021 nas bases de dados: SciELO, Lilacs, Redalyc, Pepsic e BVS-Psi. A outra fase é de caráter empírico, que será desenvolvida por meio de: a) aplicação de questionário estruturado, padronizado, on-line, pela Plataforma SurveyMonkey, enviado por e-mail a todos os estudantes de Programas de Pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) das 13 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de Minas Gerais. O objetivo desta etapa é levantar informações concernentes ao perfil do pós-graduando considerando o objetivo geral e os objetivos específicos do estudo; b) realização de rodas de conversa com estudantes que tenham respondido ao questionário on-line e queiram discutir com maior profundidade alguns dos itens ou das respostas ao instrumento. Os questionários serão analisados inicialmente pelo programa do Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Posteriormente, a análise dos dados será realizada de forma qualitativa com a utilização da análise de conteúdo e do software NVivo, incluindo-se as informações fornecidas pela rodas de conversa.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.