Revisão da literatura especializada em língua inglesa acerca da relação entre religião, mídia e consumo

por Matheus Jorge
Publicado: 22/08/2022 - 15:28
Última modificação: 22/08/2022 - 15:40

O projeto de pesquisa que ora apresentamos tem como objetivo realizar revisão bibliográfica acerca da literatura especializada sobre a articulação entre religião, cultura e mídia publicada em língua inglesa. Viemos num trajeto que envolveu levantamento bibliográfico na Argentina e no Brasil sobre o mesmo tema. Agora nos voltamos para a análise da literatura publicada em inglês, atentando para a especificidade dos campos de produção radicados nos Estados Unidos e na Europa. Nossa principal hipótese é de que a literatura em língua inglesa sobre mídia, religião e consumo, especialmente nos Estados Unidos e quando desenvolvidas em áreas mais distantes da discussão propriamente socioantropológica, segue uma linha mais culturalista, vendo as ações dos sujeitos concretos como informadas primordialmente por parâmetros culturais locais ou religiosos que os atravessam. Isso destoaria significativamente com a abordagem latino-americana que analisamos anteriormente, na qual o enfoque cai nas trajetórias dos sujeitos em seus contatos com universos de sentido heteróclitos e em suas formas de significar o consumo e as mídias religiosas. As abordagens europeias oscilariam entre fornecer um peso maior para a agência ou para os sistemas simbólicos. Os objetivos do projeto são: 1) Realizar um levantamento bibliográfico da literatura especializada em mídia, consumo e religião publicada em língua inglesa; 2) Produzir uma categorização clara e coerente essa literatura em temas, problemáticas teóricas e metodológicas; e 3) Analisar essa literatura em comparação com o que vem sendo desenvolvido no mesmo tema no Brasil e na Argentina.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.
 

Responsável: 
Docentes: