Representações sociais das identidades profissionais e de gênero por estudantes de Pedagogia e Engenharia: um estudo comparativo na UFPB e na UFU

Publicado: 23/08/2022 - 13:21
Última modificação: 28/09/2022 - 13:37

Áreas do conhecimento:

Educação, Tópicos específicos de educação.

Sociologia feminista, estudos das relações de gênero e trabalho.

Estudos culturais da educação.

Representações sociais.

Órgão financiador

CNPq - Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018

Custeio: R$ 12.000,00
Capital: R$ 14.000,00

Bolsas concedidas (e temporariamente suspensas)

Modalidade/Nível: EXP - C

Quantidade: 2

Duração: 6 meses

Modalidade/Nível: Iniciação Científica - IC

Quantidade: 1

Duração: 24 meses

Nome dos/as pesquisadores/as Docentes

Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Universidade Federal da Paraíba (coordenadora).

Maria Lucia Vannuchi - Universidade Federal de Uberlândia (coordenadora).

Jeane Félix da Silva - Universidade Federal da Paraíba (pesquisadora colaboradora).

Márcio Ferreira de Souza Universidade Federal de Uberlândia (pesquisador colaborador).

Eliane Schmaltz Ferreira Universidade Federal de Uberlândia (pesquisadora colaboradora).

Quantidade de Alunos de Graduação Envolvidos

01 graduanda do Curso de Pedagogia da UFU

Quantidade de Alunos de Pós-Graduação Envolvidos

03 pós-graduandos/as da UFPB

04 pós-graduandos/as da UFU

Tempo previsto: 36 meses.

Resumo:
Gênero, educação, trabalho e representações sociais são dimensões nucleares da realidade social e categorias analíticas imprescindíveis, contudo sua articulação é ainda incipiente nos campos científico-acadêmico e da formação profissional. Nesse contexto, esta pesquisa, empírica, qualitativa e comparativa, focaliza as representações sociais de estudantes dos cursos de Pedagogia e Engenharia Civil, respectivamente com maior e menor concentração de mulheres, em duas universidades: a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), situadas em diferentes regiões do Brasil. A proposta, resultante do esforço conjunto de integrantes de dois grupos de pesquisa (GEPEGRES/UFU e GEDI/UFPB), procura responder às seguintes questões: Como as relações de gênero aparecem nas representações sociais de alunos e alunas acerca dos campos profissionais da Pedagogia e da Engenharia Civil? Como as representações sociais de gênero configuram as identidades profissionais no contexto da formação em Pedagogia e Engenharia? Como hipóteses, considera-se que: a concentração de mulheres em Educação e de homens em Engenharia Civil reflete as representações sociais presentes nos processos sexuados de formação social e qualificação profissional e, por conseguinte, na ocupação dos postos de trabalho, a partir da representação da educação como espaço feminino e da engenharia como espaço masculino; a educação superior não vem revertendo a reprodução desses estereótipos profissionais e de gênero, e tem sido, ao contrário, reprodutora de tais representações. O referencial teórico se baseia nos estudos de gênero (Joan Scott, Cristina Bruschini e Maria Rosa Lombardi), relações sociais de sexo (Danièle Kergoat e Helena Hirata), sociologia da educação (Pierre Bourdieu) e representações sociais (Serge Moscovici). As técnicas de coleta de dados incluem questionário on-line de caracterização e levantamento de representações sociais do alunado das séries iniciais e finais de cada curso; e entrevista para aprofundá-las. Espera-se delinear a configuração das identidades profissionais na formação em Pedagogia e Engenharia, considerando as características do gendramento em cada campo, para contribuir para reformas curriculares na direção do alcance dos objetivos da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Por um Planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero).

Objetivo geral da pesquisa: conhecer as representações sociais presentes na formação de pedagogas/os e engenheiros/as em seus respectivos cursos, entendidos como instâncias de aprendizagem técnica e de formação de identidade profissional.

Objetivos específicos:
Identificar as marcas de gênero nas representações sociais de alunos e alunas de Pedagogia e a Engenharia Civil.
Delinear as representações sociais de gênero na configuração das identidades profissionais no contexto da formação em Pedagogia e Engenharia Civil.
Verificar a reprodução de estereótipos profissionais e de gênero na formação profissional em Pedagogia e Engenharia Civil.
Discutir as representações sociais de gênero na configuração das identidades profissionais de Pedagogas/os e Engenheiros/as.

Prorrogado por mais 12 meses, o projeto se estenderá até janeiro de 2023.