Projeto + Contigo Universidades: Política Institucional de Assistência em Saúde Mental Estudantil

Publicado: 22/08/2022 - 14:40
Última modificação: 22/08/2022 - 14:40

O projeto +Contigo, também europeu, que é caracterizado por ter uma intervenção em rede, que inclui profissionais de saúde, encarregados de educação, professores, assistentes operacionais e os alunos com fins de promoção de saúde mental e prevenção de comportamentos suicidas em meio escolar, abordam temas como estigma, a adolescência, a autoestima, a capacidade de resolução de problemas e o bem-estar, comunicação assertiva, gestão de emoções e comportamentos de risco tem mostrado bons resultados relacionados ao fortalecimento psíquicos e social dos adolescentes escolares e, devido ao seu impacto está sendo implantado em todo país (SANTOS, et al., 2013). Tendo em vista a problemática do suicídio e o panorama brasileiro e local da universidades públicas a respeito desta temática e ainda se valendo do resultados positivos do projeto +contigo Portugal, ainda que considerando as diferenças demográficas, sociais, econômicas e culturais existentes entre os países, e entendendo que as universidades brasileiras, considerando sua política de ingresso, tem recebido estudantes cada vez mais novos, entre 16 e 17 anos, ainda na fase da adolescência, esta pesquisa busca implementar e avaliar o +contigo nas universidades brasileiras. Acredita-se que a partir da implementação com as devidas adaptações ambientais e socioculturais pode-se promover a saúde mental dos estudantes universitários e prevenir comportamentos suicidários. Desenvolver política institucional universitária de promoção saúde mental e prevenção de agravos mentais, do comportamento suicida e autolesivos não suicidas..

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.