Nova Gestão Pública e Tecnologias Digitais na Educação Básica e Impactos no Trabalho Docente: uma abordagem internacional :Brasil , Argentina e Portugal

por Matheus Jorge
Publicado: 22/08/2022 - 16:14
Última modificação: 22/08/2022 - 16:14

Projeto de pesquisa em rede, envolvendo instituições de ensino no Brasil, regiões centro-oeste, (UFJ e UFCAT) sudeste (UFU e UNIUBE) e sul (UFSC) e no exterior (UBA, Argentina e UNL, Portugal) acerca do trabalho e da educação sob a Indústria 4.0. A educação escolar nos países do Sul, particularmente Brasil e Argentina na América Latina, assim como nos países do Norte, com destaque para Portugal tem passado por um processo de reestruturação no contexto da mundialização do capital, das diretrizes de órgãos políticas neoliberais e das novas práticas de gestão no âmbito da difusão Nova Gestão Pública (NGP), na esfera pública, agora potencializada pelas tecnologias digitais, cenário esse que impõe novos desafios ao trabalho docente. Entretanto, as diferentes posições político-econômicas que cada país assume na divisão internacional do trabalho, bem como as suas configurações histórico-sociais e culturais proporcionam particularidades nesse processo. A pesquisa permitirá o conhecimento minucioso e sistemático sobre o objeto da pesquisa, acrescentando novo conhecimento à área e contribuindo para informar a tomada de decisões por empresas públicas e privadas, entidades não governamentais e associações de classe no que concerne ao objeto de pesquisa. Acrescenta-se ainda, a contribuição para a formação de profissionais altamente qualificados para atuação no mercado de trabalho internacional, gerando ideias inovadoras. 

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.