Inovações em Ciências Sociais na educação escolar: os nexos contemporâneos entre formação docente e prática de ensino

por Matheus Jorge
Publicado: 23/08/2022 - 13:43
Última modificação: 23/08/2022 - 13:43

Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral compreender as articulações e ou desarticulações pedagógicas para a prática de inovações no ensino de Ciências Sociais, no contexto da formação de professores, frente às reformas educacionais. Mais especificamente, pretende-se: a) examinar as práticas de inovação desenvolvidas por licenciandos de Ciências Sociais e docentes do Ensino Superior e da Educação Básica para o ensino de Ciências Sociais; b) mapear e analisar as produções pedagógicas elaboradas pelos licenciandos de Ciências Sociais, produzidas no âmbito da formação inicial, procurando identificar os nexos contemporâneos com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); c) investigar como os cursos de Ciências Sociais respondem institucionalmente em termos de inovação no cenário de reformas educacionais; d) desvelar como as metodologias ativas, a gamificação, as linguagens artísticas e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) são incorporadas, ou não, nas atividades pedagógicas; e) organizar e disponibilizar ao público um banco de dados com propostas de práticas de ensino inovadoras para o ensino de Sociologia. Visando oferecer respostas mais amplas e aprofundadas sobre o tema de pesquisa serão integradas metodologias quantitativas e qualitativas, por meio de análise de conteúdo: 1) survey; 2) análise de documentos (Planos de Aula, Sequência Didática, Programas de Curso, Projeto Pedagógico de Curso, Projetos de Intervenção Pedagógica); 3) grupo focal. Trata-se de uma proposta de estudo inédita sobre aspectos candentes da educação brasileira. Articulando pesquisadores de diferentes instituições e conhecimentos das Ciências Sociais e das Ciências da Educação, pretende-se contribuir para o avanço das reflexões sobre as inovações na educação escolar e contribuir para o aperfeiçoamento das práticas de ensino e da formação docente em Ciências Sociais.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Responsável: