Empreendedorismo como Prática: Estudo de processos de criação e desenvolvimento de cervejarias artesanais em Minas Gerais

Publicado: 22/08/2022 - 14:04
Última modificação: 22/08/2022 - 14:04

Descrição: O campo do empreendedorismo tem apresentado importância científica relevante ao longo das últimas décadas, e tem sido caracterizado pela coexistência de múltiplas concepções de natureza epistemológica, teórica e metodológica, gerando implicações relevantes para a apreensão das especificidades da manifestação desse fenômeno de natureza econômica e social. No campo de pesquisas, observa-se a emergência de uma abordagem alternativa: a concepção de empreendedorismo como prática (GARTNER et al., 2016), a qual situa o referido fenômeno enquanto um processo empreendedor (SHANE; VENKATARAMAN, 2000) de criação de organizações (GARTNER, 2012) e vinculado à abordagem processual (GARTNER; BRUSH, 2016), e se fundamenta a partir de contribuições provenientes da teoria da prática, objeto de elaborações no âmbito das ciências sociais, dos estudos organizacionais, e dos estudos em estratégia. O empreendedorismo como prática (ou "fazer empreendedorismo", ou entrepreneuring - empreender) envolve um processo social criativo que materializa um negócio ou algo novo, a partir de ações e interações entre agentes empreendedores, organizando pessoas e recursos, criando, descobrindo, identificando e explorando oportunidades, e criando e renovando organizações (JOHANISSON, 2011). Assim, o objetivo da presente pesquisa consiste em compreender os processos de criação e desenvolvimento de cinco organizações inseridas no setor de produção de cerveja artesanal, situadas em três cidades do estado de Minas Gerais (Belo Horizonte, Uberlândia, Lavras). Para tanto, com base no método qualitativo de investigação e com recurso à estratégia de estudo multicasos, serão realizadas entrevistas em profundidade junto aos empreendedores e demais agentes centrais aos processos de criação desses negócios, bem como utilizadas fontes documentais e observacionais para complementação do material empírico coletado. O conjunto de dados coletados será tratado com base na técnica de análise de narrativas.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.