Concepções de sucesso na educação superior: a retenção e a evasão como categorias de análise

por Matheus Jorge
Publicado: 22/08/2022 - 16:37
Última modificação: 22/08/2022 - 16:37

A evasão e a retenção têm sido tomadas como importantes indicadores de sucesso acadêmico e sucesso institucional no Brasil e noutros países do mundo. Seus usos são decisivos na política nacional de financiamento e nas avaliações formais e informais da educação superior pública federal. Todavia, o tratamento dispensado a elas as reduz à dimensão de categoria administrativa, na qual quase sempre se encontram olvidadas suas dependências em relação às finalidades do ensino superior no subcontinente latino americano, bem como secundarizadas as dimensões do direito à educação, da inclusão social e das causalidades. Nesse sentido, como problema de pesquisa questiona-se a que servem as concepções de sucesso e insucesso acadêmico ancoradas nas categorias de evasão e retenção para as políticas de educação superior do MEC/Inep. Com base no problema posto, são objetivos do projeto, de forma geral, descobrir a lógica intrínseca das concepções de sucesso e insucesso na educação superior ancorados nas categorias evasão e retenção, buscando identificar seus compromissos teóricos, econômicos, sociais e políticos e, especificamente: a caracterização da educação superior na América Latina e no Brasil, através dos marcos legais e reflexão teórica consolidada, tendo como norte o direito à educação, a inclusão social e as finalidades previstas para este nível de ensino; o levantamento das finalidades da educação superior na América Latina e Brasil; a análise das noções, definições e indicadores de sucesso e insucesso acadêmico , que orientam as políticas públicas da Educação Superior latino-americana e no Brasil; a problematização dos indicadores de qualidade da educação superior e, por fim; a análise e problematização do papel atual da evasão e da retenção na educação superior latino americana e brasileira, a importância como indicadores, seu uso para direcionamento do financiamento da educação superior e do Pnaes, como orientadores de políticas educacionais. Para realizar a pesquisa elegeu-se como método o Materialismo Histórico-Dialético Dito, uma vez que permitirá que a pesquisa parta de uma perspectiva teórica capaz de jogar luz sobre a natureza de classe das políticas públicas educacionais, possibilitando refletir sobre ela, quando necessário, a partir de sua interseccionalidade com outras formas de opressão (BIROLI; MIGUEL, 2015; HIRATA, 2014). Para tanto, serão analisados documentos pertinentes ao recorte de investigação por meio da metodologia da análise de conteúdo (BARDIN, 2016).

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.