Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Cultura, Descolonialidade e Território

Publicado: 22/08/2022 - 14:18
Última modificação: 22/08/2022 - 14:20

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura, Descolonialidade e Território tem por objetivo incentivar a produção de conhecimentos e discussões sobre temas de Geografia Cultural, diversidade, Direitos Humanos e sobre o discurso da descolonialidade na Geografia. Nesta perspectiva, o Grupo traz para a comunidade acadêmica, uma série de produções, eventos e debates que visam incentivar um outro olhar sobre o espaço, pensando-o desde o prisma dos grupos sociais excluídos e historicamente silenciados. O processo colonial produziu efeitos cruéis e segregadores na sociedade brasileira, subalternizando pessoas pretas, pardas, indígenas e alguns grupos de imigrantes e refugiados. Seus saberes, fazeres, modos de viver e suas cosmovisões foram historicamente secundarizados pela Geografia devido às bases eurocêntricas das Ciências Sociais. Propomos descolonizar o pensamento geográfico e dar voz aos sujeitos sociais que sentem na pele as angústias decorrentes do racismo e da intolerância.