Acontece

VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO PPGCS/UFU & XXII SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFU

Vem aí mais um ano do Festival de Ciências Sociais da UFU! 6 A 9 NOVEMBRO 2023
Publicado: 23/08/2023 - 16:33
Última modificação: 21/09/2023 - 16:14

Apresentação:

No ano de 2022, o Curso de Ciências Sociais da UFU completou 25 anos e comemorou esta data com um bem sucedido Festival das Ciências Sociais, evento que congregou um conjunto de atividades articuladas de ensino, pesquisa e extensão, colocando em evidência a trajetória, a contribuição e o potencial do INCIS. Em 2023, o Festival das Ciências Sociais volta a ser organizado como um evento integrador da graduação, da pós-graduação e da sociedade de Uberlândia e região, buscando também comemorar os 45 anos da UFU. Desafios teóricos e políticos das Ciências Sociais na atualidade – em comemoração aos 45 anos da UFU foi o tema escolhido. O objetivo é marcar, na história da UFU, o lugar que as Ciências Sociais têm para e na sociedade. Fazemos ciência sobre, com e para a sociedade e ao mesmo tempo somos influenciados por suas dinâmicas e conflitos. Queremos construir um espaço de troca de experiências e reflexões entre docentes, discentes e técnicos-administrativos do curso de Ciências Sociais e a sociedade civil de Uberlândia e região. Qual a contribuição das Ciências Sociais para se compreender e enfrentar questões latentes hoje? Como a sociedade pode encontrar na UFU um espaço de troca de conhecimento? Com este Festival, são novamente congregados dois tradicionais eventos acadêmicos do INCIS: o VIII Seminário Internacional do PPGCS e a XXII Semana de Ciências Sociais da UFU. Um conjunto de atividades de natureza acadêmico-científicas e culturais contará com a participação de pesquisadores, nacionais e internacionais, docentes, discentes e egressos e personalidades brasileiras que discutirão, durante quatro dias, questões desafiadoras para a sociedade, entre as quais: o futuro do neoliberalismo, as desigualdades de classe, raça, gênero no capitalismo, as plataformas digitais e a inteligência artificial, os povos indígenas, o futuro do trabalho nas Ciências Sociais, a contribuição das Ciências Sociais da UFU para o conhecimento de Uberlândia e região. O evento agita o calendário do INCIS e é um meio de garantir a publicização de nossas reflexões acadêmicas. Com isso, contribui para incluir, aproximar e formar discentes da graduação e pós-graduação, ao mesmo tempo em que divulga o curso e a própria UFU para docentes e estudantes do ensino médio e público em geral.

Semana de 06 a 09 de novembro!!!

Para mais informações sobre os Editais, acessem os links: @festivalcs.ufu e https://linktr.ee/festivalcs.ufu