Processos Seletivos

Processo Seletivo - Mestrado Acadêmico - Ingresso no 1° semestre de 2023
23/08/2023 - 13:10
Acesse o edital e saiba mais!
11/12/2023 - 07:48

por Portal PPGCS INCIS
Publicado: 30/01/2017 - 15:45
Última modificação: 28/11/2023 - 13:22
Público-alvo:
Estudante
Assunto:
Mestrado / Processos seletivos / Serviços
Definições:

O Processo Seletivo do PPGCS é anual.

Requisitos:

O processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais é anual e o edital geralmente é publicado em junho ou juho de cada ano para ingresso em março do ano seguinte.

O processo seletivo é composto por três etapas, são elas:

Etapa I - Prova escrita, com o valor de 40 (quarenta pontos);

Etapa II - Avaliação dos Projetos de Pesquisa, no valor de 50 (cinquenta) pontos, divididas em 02 etapas: 1) Avalição do Projeto de Pesquisa apresentado no ato da inscrição, no valor de 30 (trinta) pontos. 2) Defesa oral dos Projetos de Pesquisa perante a banca, no valor de 20 (vinte) pontos;

Etapa III - Avaliação do Currículo Lattes (produção intelectual, experiência profissional), no valor de 10 (dez) pontos.

Em geral, a cada ano são ofertadas 21 vagas, sendo 15 vagas para ampla concorrência, 4 vagas para pretos, pardos, indígenas, 1 vaga para pessoas com deficiência e 1 vaga para pessoas sob políticas humanitárias no Brasil.

Pré-Requisitos:

• As vagas destinam-se a egressos de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). As vagas disponíveis são para as linhas de pesquisa do PPGCS/INCIS/UFU.
  • Não serão admitidas inscrições de egressos de curso de curta duração, sequencial e assemelhados e somente serão admitidos tecnólogos graduados em nível superior.
  • Os candidatos aprovados e matriculados como alunos regulares deverão apresentar certificado de proficiência em língua estrangeira, até o 18º mês após a matrícula ou até o pedido de exame de qualificação, o que ocorrer primeiro.
  • Para candidatos estrangeiros não lusófonos será exigido também o certificado de proficiência em língua portuguesa.
  • Serão aceitos certificados de proficiências nas línguas: inglês, espanhol, francês e italiano.
  • Serão aceitos os certificados de proficiências, com validade a partir do ano de 2021.
  • Serão aceitos os exames oficiais, considerando-se as validades neles declaradas emitidos pelo(a):

a) PROFLIN-ILEEL-UFU;

b) Certificado CELPE - Bras (http://www.mec.gov.br/sesu/celp.shtm);

• Observados as mesmas condições e os mesmos prazos de validade das demais certificações de proficiência.
  • Para os exames em que não consta nenhum prazo de validade, será considerado o período máximo de 03 anos/meses, a partir da realização do mesmo.

Projeto de pesquisa:

• Os projetos de pesquisa dos candidatos serão avaliados pelos membros da comissão avaliadora, que atribuirão notas de 0 (zero) a 50 (cinquenta);
  • Serão eliminados(as) os(as) candidatos(as) que obtiverem nota inferior a 35,0 (trinta e cinco) pontos nesta etapa, o equivalente a 70% da nota total da fase;
  • Os projetos fora da(s) área(s) de concentração e linhas de pesquisa do PPGCS/INCIS/UFU não serão avaliados;
  • A nota do projeto de cada candidato(a) será composta pela média das notas atribuídas pelos examinadores;
  • Não poderá haver a identificação do(a) candidato(a) no projeto de pesquisa sob pena de desclassificação do processo seletivo;
  • O projeto de pesquisa é limitado a 15 (quinze) páginas.

Setor responsável para esclarecimentos ou dúvidas:

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciênciais Sociais (PPGCS).

E-mail: ppgcs@incis.ufu.br;

Telefone: (34) 3290-9435 (ligações ou WhatsApp);